Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1375

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA: UMA APLICAÇÃO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL PARA OS CURSOS DE ENGENHARIA;

Valeska Soares Aguiar, Isaias Aguiar Goldschmidt, Sandra Bizarria Lopes Villanueva;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Este trabalho tem o objetivo de mostrar uma metodologia diferenciada de aprendizagem ativa que foi aplicada em aulas de Química Geral em cursos de graduação em Engenharia, em uma faculdade de engenharia em Sorocaba/SP. O desenvolvimento desta atividade prática teve sua origem em uma metodologia ativa já aplicada na mesma instituição, denominada "Trezentos", que foi inicialmente pensada com o intuito de tornar as aulas de Química Geral mais dinâmicas e de reduzir a intensidade do viés expositivo centrado no professor que embasava a maioria delas. Por meio dessa atividade, os alunos foram divididos em equipes colaborativas de quatro pessoas, de forma que dois deles (que tiveram um melhor desempenho na avaliação de um módulo anterior da disciplina) eram chamados de "ajudantes" e os outros dois (com desempenho inferior, medido pela nota média determinada pela instituição) de "ajudados". Problemas que abordavam o conteúdo de Química Geral no segundo módulo do semestre eram, então, propostos às equipes. Sempre formados a partir de um nivelamento de notas de avaliações individuais, feito pela professora-pesquisadora, os grupos tinham de produzir respostas, que deveriam ser elaboradas pelos alunos "ajudados" com o auxílio dos alunos "ajudantes". Com isso, o processo de aprendizagem aconteceu de forma mais efetiva, resultando em um aumento do rendimento dos alunos de forma geral, inclusive daqueles que não tinham a disciplina de Química Geral como fundamental para o desenrolar de seu curso de Engenharia.

Metodologia ativa. Aprendizagem colaborativa. Química Geral.
Voltar