Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1372

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMJun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMVISITA TÉCNICA: RELATO DA APRENDIZAGEM A PARTIR DA ANÁLISE DA EFETIVIDADE DO RESERVATÓRIO VÁRZEA DAS FLORES PARA O TRATAMENTO DE ÁGUA PARA ABASTECIMENTO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS.;

Elizabeth Regina Halfeld da Costa, Wederson Nunes de Oliveira;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Resumo: A educação, nos dias de hoje, exige a constante reflexão sobre as práticas pedagógicas, considerando-se os sujeitos da aprendizagem, as teorias educacionais mais adequadas, a estrutura curricular do ensino e outras. As atividades pedagógicas fora da sala de aula podem constituir-se em instrumento de aprendizagem ao favorecer alternativas e inovações para o ensino. A represa Várzea das Flores insere-se em uma bacia hidrográfica cuja forte pressão do expansionismo urbano e de vetores de desenvolvimento exerce uma influência negativa sobre o reservatório, com reflexos sobre a qualidade da água captada e a redução do tempo de vida útil previsto para o lago. O trabalho de campo quando bem contextualizado e metodologicamente desenvolvido constitui uma ferramenta fundamental no aprendizado, pois possibilita a integração de conhecimentos teóricos e práticos, por parte dos alunos. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em relatar o aprendizado transformador vivenciado por alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do CEFET-MG ao realizar uma visita técnica de campo metodologicamente planejada, em uma companhia de saneamento que realiza o tratamento de água no reservatório Várzea das Flores. O trabalho revela a experiência prática e motivadora realizada pelos alunos envolvidos na pesquisa, uma vez que permitiu contato direto com a área de atuação da engenharia ambiental, possibilitando o envolvimento com uma problemática latente.

Visita técnica. Qualidade da água. Aprendizagem.
Voltar