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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO E QUALIDADE NOS CURSOS DE ENGENHARIA;

Terezinha Jocelen Masson, Leila Figueiredo de Miranda, Antonio Hortencio Munhoz Junior;

COBENGE18

[14] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos

[51] 02.2. Projeto pedagógico de cursos

Num passado recente, a formação em cursos de engenharia, com bases tecnológicas sólidas e especializadas, já garantia uma alta inserção no mercado de trabalho, que absorvia quase a totalidade dos formandos. Com a globalização e as mudanças que o mundo contemporâneo vem apresentando, com grandes e contínuas transformações sociais, econômicas, culturais, científicas e tecnológicas, o mercado de trabalho passou a exigir um profissional com um novo perfil: com sólida formação tecnológica e conhecimentos específicos, mas também com formação generalista efetiva. Portanto o curso de engenharia deve preparar os acadêmicos, para que desenvolvam suas habilidades empreendedoras, de liderança. Tais mudanças e suas consequências trazem novas questões educacionais, principalmente nas áreas tecnológicas, sendo fundamental a manutenção e a constante melhoria dos padrões de qualidade dos cursos de engenharia face a necessidade da diversidade da formação profissional, que é aferida pelas avaliações. Neste contexto, o objetivo primordial da educação é a autonomia moral e intelectual, que vai definir a empregabilidade e, como consequência, outras características além da alta especialização. A proposta curricular para os cursos de engenharia sofre alterações significativas e os currículos mínimos dão lugar as diretrizes curriculares mais flexíveis e amplas. O presente trabalho pretende discutir caminhos para a qualidade e a avaliação dos cursos de engenharia, competitivos e de excelência, por meio do desenvolvimentos dos seus projetos pedagógicos.

Avaliação. Padrão de Qualidade. Projetos Pedagógicos. Ensino de Engenharia.
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