Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


137

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PROGRAMA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM CÉLULAS ESTUDANTIS E A EVASÃO ESTUDANTIL NO CAMPUS RUSSAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ;

Gabrielle dos Santos Marques, Dmontier Pinheiro Aragão Junior, Marcos Ronaldo Albertin;

COBENGE17

[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[11] 03.3. Acolhimento e nivelamento

Durante os primeiros anos da graduação muitos estudantes se encontram alheios a possibilidade de aprender uns com os outros, a dificuldade de adaptação à vida acadêmica causa a evasão de muitos desses estudantes. O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), da Universidade Federal do Ceará (UFC), busca diminuir a evasão por meio de células de estudo que utilizam uma metodologia de aprendizagem cooperativa. As células se propõem a abreviar esse período de adaptação dos estudantes à esta nova fase, criando afinidades entre os alunos e incentivando o compartilhamento de conhecimento. Os estudantes em sua maioria têm as mesmas dificuldades iniciais, que vão desde não conseguir acompanhar as disciplinas do curso até não saber em que área desejam atuar no mercado de trabalho. A presente pesquisa foi realizada no Campus Russas da UFC, sendo voltada para a análise dos fatores determinantes no processo de evasão, demonstrou que o fortalecimento da cultura cooperativa contribuiu para o bom desempenho acadêmico e promoveu o desenvolvimento de relações positivas entre os estudantes que participaram do PACCE. Dentro de um ambiente em que os estudantes anseiam por saber mais sobre o futuro que os aguarda e sentem a necessidade de superar os obstáculos apresentados, foi possível observar a relevância dessa iniciativa, onde através de pesquisa e cooperação, o que é aprendido é propagado como forma de difusão de ideias.

Evasão estudantil; Aprendizagem cooperativa; Campus Russas.
Voltar