Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1367

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO PADRINHOS: MONITORAMENTO ACADÊMICO DO ESTUDANTE INGRESSANTE EM ENGENHARIA DA POLI/UPE;

Marina Pimentel de Andrade Pereira, ANNA LÚCIA MIRANDA COSTA, Paulo Guilherme Silva Albuquerque, Jair Medeiros Ferreira Filho, Matheus Henrique Torres da Silva, Mariana Silva Furtado;

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[56] 03.3. Acolhimento e nivelamento

O artigo tem por objetivo apresentar os resultados parciais do Projeto Padrinhos que vem sendo desenvolvido na POLI/UPE, hoje na sua 5° edição. Através da parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco, aproxima estudantes, coordenadores e professores da POLI/UPE de alunos, professores e gestores do Ensino Médio para debater sobre o contexto acadêmico universitário e seus desafios. Objetiva promover o monitoramento acadêmico do estudante ingressante antes mesmo de sua entrada na universidade, estimulando a criação de estratégias pedagógicas que favoreçam um bom desempenho e sua efetiva adaptação ao novo contexto. As estratégias metodológicas se expressam em cinco fases, a saber: formação da equipe de coordenação; realização de seminários e rodas de conversa; implementação do Curso de Matemática Básica; realização do monitoramento acadêmico e visitas técnicas. Os resultados parciais das ações que já foram desenvolvidas indicam que nesta segunda etapa 120 estudantes do 3º ano participaram dos seminários e rodas de conversa. Deste total, 20 estudantes de uma das escolas parceiras foram adotados e participaram dos primeiros momentos do Matemática Básica, o que significa que já estão sendo monitorados. É um Projeto que se desenvolverá ao longo de todo o ano letivo de 2018. Os resultados parciais, reforçam um dos princípios assumidos pelo Projeto já constatado em versões anteriores: aproximar estudantes do Ensino Médio dos universitários para dialogar sobre os desafios acadêmicos se configura como uma estratégia pedagógica exitosa favorável à adaptação do estudante nesse novo contexto, contribuindo para uma redução nos índices de retenção e abandono historicamente registrados.

Monitoramento Acadêmico, Desempenho Acadêmico, Retenção e Abandono, Redirecionamento Acadêmico.
Voltar