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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMODELO FÍSICO-DIDÁTICO PARA SIMULAÇÃO DE PROTENSÃO EM RESERVATÓRIOS CIRCULARES;

Mikhael Aguiar de Almeida Santos, Caio Henrique Matos Ribeiro Albuquerque, Matheus Filardi Stolze Magnavita, Luana Barreiros dos Santos, Daniel de Souza Machado;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

As decisões primordiais e não menos importante na concepção de um projeto estrutural são os valores qualitativos e intuitivos. Este trabalho se propõe a resgatar uma metodologia no ensino da engenharia que se encontra defasado e, por conta disso, tem causado desinteresse nos discentes. A pesquisa propõe uma alternativa como estratégia pedagógica, que é a confecção de um modelo reduzido com objetivo de aprimorar e facilitar a aprendizagem dos estudantes quanto à análise da estrutura. Essa metodologia exige que a Universidade resgate seus conceitos sobre ensino, e passe a ter um olhar diferente para o estilo de aprendizagem de cada aluno. A metodologia empregada tem como base a criação de um modelo físico-didático para simulação da protensão em reservatórios circulares, que permite a análise do comportamento estrutural e possibilita ao estudante uma visão tridimensional dos fenômenos estudados, provocando maior interesse por parte do aluno. Os resultados expostos nesse estudo ratificam a possibilidade de usá-lo no ensino de concreto protendido, visto que se obteve uma simulação dos efeitos de deformação e protensão de maneira didática e eficiente, tornando esses tipos de modelos merecedores de uma atenção maior na prática pedagógica dos docentes. Por fim, são apurados os resultados deste estudo com base em medições feitas no próprio modelo das deformações ocorridas antes e após a simulação da protensão, e toda a viabilidade de confecção e uso deste protótipo.

Protensão. Ensino. Modelo reduzido. Reservatório
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