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Artigo


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DESENVOLVIMENTO DE MODELO FÍSICO-DIDÁTICO PARA REPRESENTAR O COMPORTAMENTO DE LAJES LISAS PROTENDIDAS;

MATHEUS FILARDI STOLZE MAGNAVITA, CAIO HENRIQUE MATOS RIBEIRO ALBUQUERQUE, MIKHAEL AGUIAR DE ALMEIDA SANTOS, LUANA BARREIROS DOS SANTOS, DANIEL DE SOUZA MACHADO;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Este documento transcorre sobre o ensino de engenharia nas universidades brasileiras, onde são abordadas as atuais metodologias aplicadas e como elas podem ser aprimoradas com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo para professores e alunos e consequentemente obter melhores resultados por compreensão e assimilação do conteúdo. Para isso, foi desenvolvido um modelo físico reduzido modelado via software computacional e impresso através de impressora 3D, onde representa qualitativamente o efeito da protensão em lajes lisas, bem como suas deformações ao ser carregado e o efeito da protensão na retificação de efeitos, como fissuração e puncionamento. O modelo se apresenta então, como uma forma alternativa de se ensinar matérias não somente de concreto protendido, mas de estruturas em geral, agregando ao processo de aprendizagem um estímulo visual diferenciado, colaborando para que o aluno de engenharia tenha uma melhor percepção e sensibilidade dos fenômenos e comportamentos das estruturas em geral, os tornando mais bem preparados para os desafios futuros em suas vidas profissionais.

Modelo físico. Concreto protendido. Metodologia. Laje
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