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DESENVOLVIMENTO DE MODELO FÍSICO-DIDÁTICO PARA REPRESENTAR O COMPORTAMENTO DE LAJES LISAS PROTENDIDAS;
MATHEUS FILARDI STOLZE MAGNAVITA, CAIO HENRIQUE MATOS RIBEIRO ALBUQUERQUE, MIKHAEL AGUIAR DE ALMEIDA SANTOS, LUANA BARREIROS DOS SANTOS, DANIEL DE SOUZA MACHADO;
Este documento transcorre sobre o ensino de engenharia nas universidades
brasileiras, onde são abordadas as atuais metodologias aplicadas e como elas podem ser
aprimoradas com o objetivo de tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e
interativo para professores e alunos e consequentemente obter melhores resultados por
compreensão e assimilação do conteúdo. Para isso, foi desenvolvido um modelo físico
reduzido modelado via software computacional e impresso através de impressora 3D, onde
representa qualitativamente o efeito da protensão em lajes lisas, bem como suas deformações
ao ser carregado e o efeito da protensão na retificação de efeitos, como fissuração e
puncionamento. O modelo se apresenta então, como uma forma alternativa de se ensinar
matérias não somente de concreto protendido, mas de estruturas em geral, agregando ao
processo de aprendizagem um estímulo visual diferenciado, colaborando para que o aluno de
engenharia tenha uma melhor percepção e sensibilidade dos fenômenos e comportamentos
das estruturas em geral, os tornando mais bem preparados para os desafios futuros em suas
vidas profissionais.
Modelo físico. Concreto protendido. Metodologia. Laje