Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1360

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EM CURSOS DE ENGENHARIA: UMA ABORDAGEM COM PBL;

Paulo Henrique Farias Xavier, Leandro Brito Santos, JOSE VICENTE CARDOSO SANTOS, Renelson Ribeiro Sampaio;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Considera-se que o ensino de matemática é de fundamental importância para qualquer cursos na área de ciências naturais, em especial os cursos das Engenharias. Neste caso as equações diferenciais ordinárias são de fundamental importância ao tempo em que se evidenciam também as dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem. Neste trabalho aplica-se o método Problem-Based Learning em um grupo de estudantes do curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário SENAI CIMATEC, desta forma, o problema proposto para essa pesquisa visa à veracidade ou não do ensino de EDOs. Para consolidar esta investigação foi aplicado a Teoria dos Campos Conceituais e avaliações com o intuito de observar o comportamento e a atitude dos alunos em relação às ações do método. Ao final do trabalho foi aplicado um questionário para serem respondido pelos alunos no qual deveriam avaliar a metodologia de ensino utilizada.

Diferencial Ordinária. PBL. Simulação Computacional.
Voltar