Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1359

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADAS PARA O EFETIVO DESEMPENHO ACADÊMICO DO ESTUDANTE DE ENGENHARIA;

Felipe Rogério de Siqueira Silva, ANNA LÚCIA MIRANDA COSTA, Matheus de Amorim Barros, Thays Marques Ferreira, Willians Perlley Alexandre da Silva, Leonardo Santos Cavalcanti, Anderson Nobrega da Silva;

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[55] 03.2. Políticas para redução da evasão e retenção

O presente artigo relata um projeto que tem como objetivo favorecer o bom direcionamento acadêmico, desde o início do percurso formativo do estudante ingressante da POLI/UPE nas disciplinas que compõem os primeiros períodos dos cursos de engenharias, através da vivencia de um conjunto de práticas pedagógicas. Tais práticas são: Semana do Estudante Ingressante - SEI (ação que promove o acolhimento dos discentes ingressantes); Monitoramento Acadêmico (atividade que tem como objetivo o acompanhamento do estudante durante seu primeiro semestre); o Curso de Matemática Básica (execução que proporciona o nivelamento dos conceitos básicos de matemática que serão utilizados na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I); a Avaliação da Prática Docente (objetiva avaliar anualmente a prática pedagógica docente através da aplicação de instrumento eletrônico destinados a estudantes e professores). Tal proposta ressalta o protagonismo estudantil, visto que cada prática pedagógica citada anteriormente é coordenada por estudantes veteranos voluntários que desenvolvem habilidades que não são postas na matriz curricular. A partir da concepção dos resultados, foi obtido que no ano de 2017 83,77% participaram da SEI de um total de 493 discentes ingressantes, e que durante o período de 2016 à 2017 todos os estudantes ingressantes foram acompanhados pela Planilha de Monitoramento Acadêmico. Tais frutos comprovam um acerto da proposta, pois através deles é possível definir estratégias que busquem o favorecimento do desempenho dos discentes ingressantes.

Práticas Pedagógicas. Desempenho Acadêmico. Protagonismo Estudantil.
Voltar