Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1358

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO INTEGRADOR: QUATRO DISCIPLINAS EM BUSCA DE UMA DIDÁTICA ATRAVÉS DE UM PROCESSO QUÍMICO;

Flávio Mayer, Poliana Pollizello Lopes, Laura Plazas Tovar, Elisiane Machado Lunardi, Mikael Maraschin, Pietro Machado Lunardi, Caroline Lucca Belladona, Luís Henrique Zimmermann Feistel;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

O Projeto Integrador (PI) teve por objetivo permitir ao estudante do Curso de Engenharia Química da UFSM desenvolver habilidades relacionadas à concepção, desenvolvimento, dimensionamento e melhoramento de um processo químico, aliando os conteúdos estudados nas disciplinas com aspectos técnicos, econômicos e/ou ambientais. O PI teve como objetivo geral integrar conhecimentos entre disciplinas do 8º semestre do Curso de Engenharia Química através do projeto de processo de produção de mono, di, tri e tetra etileno glicol a partir de óxido de etileno. As disciplinas integradas foram: Simulação de Processos Assistida por Computador, Operações Unitárias com Transferência de Calor e Massa II, Projeto de Processos, Análise e Síntese e Fundamentos de Ciência e Engenharia dos Materiais. Nesse sentido, esperou-se que o estudante desenvolvesse competências de trabalho em equipe, comunicação oral e escrita, resolução de problemas, pensamento crítico, pensamento criativo e metodologia de desenvolvimento de projetos.

Projeto integrador. Engenharia Química. Projeto de processos. Metodologia de ensino
Voltar