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Artigo


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FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO VISUAL APLICADA NA REABILITAÇÃO DE DEFICIENTES;

Lucas Correa de Souza, Amilton da Costa Lamas;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[66] 05.4. A engenharia e a prática da pesquisa e da extensão

Segundo o IBGE 6% da população brasileira tem algum tipo de deficiência sendo que 3,5% são deficientes visuais. Várias são as causas desta deficiência incluindo a ocorrência de paralisia cerebral. A inclusão social e digital dos deficientes visuais passa pela reabilitação física que envolve o desenvolvimento das capacidades cognitivas, o qual pode ser realizado através de estímulos luminosos constituindo uma terapia visual. Nesse trabalho aborda-se a elaboração colaborativa da prova de conceito de uma ferramenta para promoção do desenvolvimento visual de deficientes. A ferramenta, composta por pequenas caixas iluminadas individualmente com LEDs brancos de alto brilho, filtros coloridos e de formas geométricas (letras, símbolos etc.), permite a avaliação e concorre para o desenvolvimento visual dos deficientes quando associada a programas de reabilitação. A construção da prova de conceito segue o Modelo de Apropriação de Resultados e o Modelo de Desenvolvimento de Prova de Conceito da PUC Campinas. O desenvolvimento colaborativo se deu através de rodas de conversa entre a equipe acadêmica e os profissionais especialistas de duas instituições parceiras localizadas em Campinas. A prova de conceito foi demonstrada com sucesso para crianças com dificuldades motoras e limitações cognitivas decorrentes de paralisia cerebral.

deficientes, desenvolvimento visual, paralisia cerebral, reabilitação.
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