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FERRAMENTA PARA DESENVOLVIMENTO VISUAL APLICADA NA REABILITAÇÃO DE DEFICIENTES;
LUCAS CORREA DE SOUZA, AMILTON DA COSTA LAMAS;
COBENGE18
[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão
[66] 05.4. A engenharia e a prática da pesquisa e da extensão
Segundo o IBGE 6% da população brasileira tem algum tipo de deficiência sendo
que 3,5% são deficientes visuais. Várias são as causas desta deficiência incluindo a ocorrência
de paralisia cerebral. A inclusão social e digital dos deficientes visuais passa pela reabilitação
física que envolve o desenvolvimento das capacidades cognitivas, o qual pode ser realizado
através de estímulos luminosos constituindo uma terapia visual. Nesse trabalho aborda-se a
elaboração colaborativa da prova de conceito de uma ferramenta para promoção do
desenvolvimento visual de deficientes. A ferramenta, composta por pequenas caixas iluminadas
individualmente com LEDs brancos de alto brilho, filtros coloridos e de formas geométricas
(letras, símbolos etc.), permite a avaliação e concorre para o desenvolvimento visual dos
deficientes quando associada a programas de reabilitação. A construção da prova de conceito
segue o Modelo de Apropriação de Resultados e o Modelo de Desenvolvimento de Prova de
Conceito da PUC Campinas. O desenvolvimento colaborativo se deu através de rodas de
conversa entre a equipe acadêmica e os profissionais especialistas de duas instituições
parceiras localizadas em Campinas. A prova de conceito foi demonstrada com sucesso para
crianças com dificuldades motoras e limitações cognitivas decorrentes de paralisia cerebral.
deficientes, desenvolvimento visual, paralisia cerebral, reabilitação.