Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1353

A CONTRIBUIÇÃO DA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE EM ENSINO: UM ESTUDO DE CASO;

Emmanuel Paiva de Andrade, Jasmin Lemke, Neide Lúcia de Oliveira Almeida, Maria Augusta de Castro Seixas, Elisabeth Flávia Roberta Oliveira da Motta;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[49] 01.4. Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade

As instituições de ensino superior se vêm, cada vez mais, confrontadas com o desafio e a responsabilidade de capacitar pessoas em um quadro de complexidade crescente. Novas estratégias epistemológicas e pedagógicas surgem a cada momento, cada uma ao seu modo, buscando despertar novos olhares, arregimentar novas habilidades e integrar o que, aparentemente, está fragmentado na percepção convencional dos sujeitos em processo de formação. Entre as estratégias emergentes, ressurge a interdisciplinaridade como caminho para compreender o complexo mundo real sem dividi-lo em partes, como fora a estratégia clássica da perspectiva analítica da ciência moderna. O presente trabalho adota o estudo de caso para investigar a efetividade de uma estratégia pedagógica que, a par de ter como objeto de estudo a própria interdisciplinaridade em ciência, tecnologia e inovação, coloca em contato e explora as diferentes trajetórias disciplinares profissionais a fim de produzir um contexto favorável à construção interdisciplinar. Constata-se ao final que o método fomenta a reflexão e o intercâmbio de interpretações que são exercitados na forma escrita e verbal, resultando na ampliação da compreensão sobre o texto previamente estudado e abrindo novas perspectivas de conhecimento, caracterizando um processo efetivo de construção interdisciplinar

Educação. Interdisciplinaridade. Estratégias pedagógicas. Complexidade. Inovação em ensino
Voltar