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Artigo


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CONSTRUÇÃO DE MODELO FÍSICO REDUZIDO PARA DEMONSTRAÇÃO DE COMPORTAMENTO DE PÓRTICO HIPERESTÁTICO DE CONCRETO PROTENDIDO;

Caio Henrique Matos Ribeiro Albuquerque, Mikhael Aguiar de Almeida Santos, Matheus Filardi Stolze Magnavita, Luana Barreiros dos Santos, Daniel de Souza Machado;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Este trabalho busca discorrer sobre a situação atual do ensino da engenharia e desenvolver um método para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem na Universidade. Tal metodologia consiste na construção de um modelo físico reduzido para ser utilizado em sala de aula, como demonstração do comportamento de pórtico hiperestático de concreto protendido. O protótipo municia o docente de uma ferramenta capaz de apresentar aos discentes de maneira clara, em uma experiência visual e tátil, os conceitos abordados em sala, despertando neles o interesse pela disciplina e desenvolvendo habilidades primordiais para a vivência da profissão. A utilização de modelos reduzidos surge então como forma alternativa de demonstrar conceitos de engenharia, método eficiente e didático e que pode ser utilizado para as diferentes matérias da cadeia de estruturas. Todo o processo de confecção, materiais, softwares e equipamentos necessários, serão abordados no trabalho, sendo possível sua reprodução para elaboração de diferentes sistemas estruturais.

Modelo físico, Ensino, Didática, Concreto protendido.
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