Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1351

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PROGRAMA DE CURSOS DE NIVELAMENTO DA UFPA SOB A INFLUÊNCIA DA GAMIFICAÇÃO EM ATIVIDADES QUE COLOCARAM O ALUNO COMO PROTAGONISTA;

João Marcos Costa de Oliveira, Fernanda Lacerda Palheta, Raquel de Albuquerque Leite, Gabriel Melém Maués, José Benício da Cruz Costa;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Os ingressantes das faculdades de engenharia, em geral, não apresentam bom embasamento em relação ao nível de ensino básico necessário para este modelo de graduação. Neste sentido, o programa de cursos de Nivelamento da Aprendizagem (PCNA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) foi concebido em 2011 sob a perspectiva de auxiliar na formação acadêmica dos discentes recém ingressos nos cursos de engenharia. Ofertar um curso de nivelamento nas ciências básicas aos calouros de engenharia constitui uma das principais atividades do PCNA. Com o objetivo de melhorar este serviço e torná-lo mais eficiente para a comunidade acadêmica, bem como desviar-se do padrão tradicional de ensino, o PCNA aderiu a um novo design instrucional. Nesta pesquisa, buscou-se avaliar como este design instrucional fez a concatenação da gamificação na metodologia ativa Peer Instruction, a fim de tornar o aluno protagonista da própria aprendizagem. Também se investigou a influência deste método no desempenho de duas turmas do curso de matemática elementar do PCNA/UFPA. Para isto, foram desenvolvidos questionários de modo a entender a visão do aluno quanto à aplicação do método e, também, foram avaliadas taxas de evasão e de fidelização. O design instrucional reduziu as taxas de evasão do curso de nivelamento, melhorou o desempenho acadêmico em sala de aula e tornou o aprendizado em uma atividade prazerosa para a maioria dos alunos.

Nivelamento, gamificação, metodologias ativas, instrução por pares, PCNA
Voltar