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EVASÃO ESCOLAR NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA;
FABR?CIO RIBEIRO GARCIA, FABIO RIBEIRO GARCIA, TIAGO OLIVEIRA SENA, J?SSICA CARVALHO LEITE;
O curso de graduação em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi criado em 2008, sendo autorizadas 300 vagas anuais. Relatórios da UFRB apontam que já no primeiro ano de funcionamento do curso a evasão foi de 51,4% de alunos, e este índice se manteve nos outros anos, e apenas 3 alunos concluíram o curso. Instigado por este desafio, buscamos compreender as causas dessa evasão de modo a somar com a UFRB na definição de políticas que garantam a permanência dos alunos no curso. O presente estudo constituiu-se numa perspectiva qualitativa, com emprego do método descritivo. A partir de informações coletadas junto à Coordenação de BCeT da UFRB e de alunos evadidos foi possível mapear a trajetória escolar desses indivíduos e estimar as taxas de diplomação e evasão considerando-se o ano de ingresso. Portanto, pode-se inferir por meio deste estudo, que dentre os motivos de maior representatividade no processo de evasão dos alunos do curso de BCeT da UFRB, está a desinformação por parte do aluno sobre o curso. Neste aspecto, estudo do MEC afirma que a desinformação e/ou informações distorcidas sobre a profissão e o curso escolhido pode levar os estudantes a desistirem dos cursos ao perceberem que foram movidos por expectativas infundadas a respeito da profissão escolhida.
Ensino superior. Assistência estudantil. Desistência.