Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1346

DESAFIOS PARA A ABORDAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENGENHARIA CIVIL;

Letícia Santos Machado de Araújo, Marina Sangoi de Oliveira Ilha;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

A abordagem baseada em problemas (ABP) se caracteriza pelo uso de situações reais para estimular o desenvolvimento de pensamento crítico, das habilidades para a solução de problemas e da aquisição dos fundamentos dos conteúdos técnicos da área estudada. Este trabalho apresenta as principais pesquisas desenvolvidas sobre a aplicação da ABP, em disciplinas isoladas dentro da estrutura curricular já existente do curso de Engenharia Civil e sua abrangência, bem como as barreiras para uma maior disseminação dessa importante metodologia de ensino. Para tanto, foi desenvolvido um mapeamento sistemático da literatura nacional e internacional sobre o tema. A maioria dos estudos levantados indica que a aplicação da ABP promoveu o aumento da motivação e do aprendizado dos discentes. Contudo, embora seja considerada bem-sucedida, o levantamento realizado indica que a aplicação da ABP exige dos docentes maior disponibilidade de tempo para preparação e correção das atividades; e, dos discentes, uma maior dedicação para o preparo e realização das atividades, o que pode se constituir desafios para a sua maior disseminação.

Ensino, aprendizagem, engenharia civil, abordagem baseada em problemas, ABP.
Voltar