Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1342

ANÁLISE DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ;

Bruno Vieira Bertoncini, Yangla Kelly Oliveira Rodrigues, André Bezerra de Holanda, Carlos Almir Monteiro de Holanda;

COBENGE18

[16] 04. Formação Pedagógica dos Professores

[61] 04.4. Capacitação docente

Este documento apresenta relato de experiência voltada a formação e capacitação docente implantada no Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará. Face ao processo de reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, aliado a uma antiga demanda trazida pelos docentes e os últimos resultados as avaliações realizadas ao final de cada semestre letivo junto aos discentes, chegou-se a conclusão que seria importante desenvolver e investir em um programa de formação docente. Contudo, tal processo representaria mudança de paradigma dentro do Centro, então optou-se por uma versão inicial mais enxuta, inclusive valendo-se de caráter mais expositivo. Após consulta aos docentes foram elaboradas ações dentro de temáticas por eles apontadas, para cada ação buscou-se um facilitador especialista do tema. Ao todo, atingiu-se mais de 30% do corpo docente do Centro, sendo que a grande maioria declarou não ter conhecimento, ou então pouco conhecimento das técnicas empregadas, já em uma avaliação feita no semestre letivo 2018.1, primeiro após as ações de formação, 85% declararam estar utilizando as técnicas.

Formação docente. Metodologias ativas. PPC. PBL. EaD.
Voltar