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FORMAÇÃO DOCENTE: O NOVO DESAFIO PARA O ENSINO TÉCNICO DE ELETROMECÂNICA - IFBA - CAMPUS SIMÕES FILHO;

Esly César Marinho da Silva, CLÁUDIA CUNHA TORRES DA SILVA, José Jorge Mendes de Freitas, Solange Dias de Santana Alves;

COBENGE18

[16] 04. Formação Pedagógica dos Professores

[58] 04.1. Iniciativas inovadoras de formação

A crescente demanda por profissionais técnicos, principalmente, nas áreas industriais tem alavancado sérias discussões sobre a falta deste profissional no mercado, bem como a qualidade de sua formação. Sabe-se que a maior parte dos docentes que lecionam nos cursos técnicos nas áreas industriais (mecânica, automação industrial, eletromecânica, eletrotécnica, etc.) são engenheiros ou tecnólogos. Estes próprios profissionais têm percebido que a formação docente e continuada é de fundamental importância para atuação na educação básica, pois, se trata de um público específico, e muitos buscam a formação docente após a conclusão do curso. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, IFBA, campus Simões Filho visando atender aos aspectos legais como: o percentual de 20 % do total de vagas destinada ao Instituto para cursos de licenciaturas, previstos na Lei 11.892;, os termos do § 1º do artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB;) e atualmente a Resolução Nº 2 de 1 de julho de 2015 (que trata das diretrizes curriculares nacionais para formação inicial em nível superior), a partir do segundo semestre de 2011 oferece o Curso de Licenciatura em Eletromecânica para egressos do nível médio. Este artigo tem o objetivo de apresentar o curso de Licenciatura em Eletromecânica do IFBA, campus Simões Filho mostrando as principais características, a demanda por estes profissionais, que ao lado da formação continuada de Engenheiros e Bacharéis estarão aptos para a docência da educação básica.

Formação docente, educação profissional, Eletromecânica, Licenciatura
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