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HORÁRIO INTEGRAL NOS CURSOS DE ENGENHARIA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DO DISCENTE;
ALAN MONTEIRO BORGES, ANDR?A DOS SANTOS ARA?JO, BRUNA GOMES DA SILVA, ANDERSEY ALLEK GOMES DE OLIVEIRA, LYGIA MARIA POLICARPIO FERREIRA;
COBENGE18
[22] 10. Temas Transversais
[79] 10.1 Temas Transversais
O presente trabalho traz uma abordagem a respeito do horário integral nos cursos de Engenharia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA sob a ótica do aluno. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com os discentes usando a técnica Survey, método que vem sendo muito utilizado nas áreas da engenharia de produção e gestão de operações para o registro de distintos fenômenos. O método considera um recorte quantitativo do objeto de estudo, através de vários instrumentos para coleta de dados, como questionários e entrevistas pessoais. Na pesquisa pode-se traçar o perfil socioeconômico do discente e sua posição quanto aos horários das aulas nos seus respectivos cursos. Como resultado da pesquisa, constatou-se que 90% dos discentes de engenharia é contra o horário integral e as principais dificuldades enfrentadas foram: Gastos com refeições comprometendo o orçamento, exaustão física comprometendo o rendimento acadêmico, pouco tempo para revisar a matéria, dificuldades de locomoção com o transporte público e busca por estágio/trabalho.
Ensino. Engenharia. Horário integral.
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