1334
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PERFIL DOS GRADUANDOS EM ENGENHARIA NO QUE SE REFERE AO ENSINO PROFISSIONAL - UM ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO VERTICALIZADO;
Mariana Coelho da Silveira, Clarissa Cristina Pereira Lima, Ludmila Eleonora Gomes Ramalho, Andrea de Oliveira Barra, Wagner Eduardo de Souza Pedroso;
COBENGE18
[20] 08. Interação com os Ensinos Fundamental e Médio
[74] 08.1. Relato de experiências
Pretende-se neste artigo traçar o perfil de graduandos de um curso de Engenharia Elétrica de uma determinada instituição federal de ensino de nível técnico/médio e superior, analisando a trajetória desses estudantes no que concerne ao acesso/conclusão da educação profissional. Para tanto, foi levantado no banco de dados interno da instituição, informações referentes à trajetória no ensino técnico, como o curso escolhido, a modalidade de ingresso, a situação de conclusão do curso técnico ou evasão e o processo do estágio. Observou-se que uma parcela considerável dos alunos ingressantes no curso de graduação da instituição são advindos da mesma unidade de ensino, que a maior parte deles obteve êxito na sua formação profissional, e que alguns estudantes, mesmo que evadidos dos cursos técnicos, procuram dar continuidade aos estudos retornando ao curso superior posteriormente. Além disso, ficou evidente a problemática da questão do estágio, considerando que muitos discentes não concluem essa exigência do ensino profissional. Sendo assim, pode-se auferir que a oferta de ensino de forma verticalizada vem ocorrendo na instituição, de maneira significativa, proporcionando aos alunos uma formação especializada em diferentes etapas educativas.
Educação profissional. Ensino verticalizado. Perfil dos graduandos.