Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1334

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO PERFIL DOS GRADUANDOS EM ENGENHARIA NO QUE SE REFERE AO ENSINO PROFISSIONAL - UM ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO VERTICALIZADO;

Mariana Coelho da Silveira, Clarissa Cristina Pereira Lima, Ludmila Eleonora Gomes Ramalho, Andrea de Oliveira Barra, Wagner Eduardo de Souza Pedroso;

COBENGE18

[20] 08. Interação com os Ensinos Fundamental e Médio

[74] 08.1. Relato de experiências

Pretende-se neste artigo traçar o perfil de graduandos de um curso de Engenharia Elétrica de uma determinada instituição federal de ensino de nível técnico/médio e superior, analisando a trajetória desses estudantes no que concerne ao acesso/conclusão da educação profissional. Para tanto, foi levantado no banco de dados interno da instituição, informações referentes à trajetória no ensino técnico, como o curso escolhido, a modalidade de ingresso, a situação de conclusão do curso técnico ou evasão e o processo do estágio. Observou-se que uma parcela considerável dos alunos ingressantes no curso de graduação da instituição são advindos da mesma unidade de ensino, que a maior parte deles obteve êxito na sua formação profissional, e que alguns estudantes, mesmo que evadidos dos cursos técnicos, procuram dar continuidade aos estudos retornando ao curso superior posteriormente. Além disso, ficou evidente a problemática da questão do estágio, considerando que muitos discentes não concluem essa exigência do ensino profissional. Sendo assim, pode-se auferir que a oferta de ensino de forma verticalizada vem ocorrendo na instituição, de maneira significativa, proporcionando aos alunos uma formação especializada em diferentes etapas educativas.

Educação profissional. Ensino verticalizado. Perfil dos graduandos.
Voltar