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FORMAÇÃO CIDADÃ: UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE SURDOS NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFAM;

Gabriel Queiroz da Costa, JOSE PAULO MAIA BEZERRA, Mateus dos Santos Lima, Lilyanne Rocha Garcez, Elias Simão Assayag;

COBENGE18

[18] 06. Formação Cidadã

[67] 06.1. Responsabilidade social e interação com a sociedade

O acesso à educação de pessoas portadoras de necessidades especiais desde o nível da educação básica até o nível superior é uma realidade relativamente recente e desafiadora. Neste contexto o presente trabalho constitui uma breve reflexão sobre a ausência de indivíduos surdos nos cursos de engenharia da Universidade Federal do Amazonas. Para tal, foram realizadas entrevistas presenciais com representantes da instituição e os próprios estudantes surdos matriculados na UFAM em curso que não são na área da engenharia. Durante as entrevistas foram abordadas questões referentes a inclusão e acessibilidade de pessoas surdas no âmbito da universidade. Ao final, após cuidadosa análise da pesquisa realizada em campo e em bibliografias específicas, buscou-se propor medidas que visem melhorar o acesso destes aos cursos de engenharia.

Inclusão. Acessibilidade. Surdos
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