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ANÁLISE DA FREQUÊNCIA ACADÊMICA EM UM CURSO DE BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM MOBILIDADE POR MEIO DA REGRESSÃO LOGÍSTICA;
CLAUDIO DECKER JUNIOR, ELISA HENNING, ANDREA HOLZ PFUTZENREUTER, ANDR?IA DE F?TIMA ARTIN, ANDR?A CRISTINA KONRATH;
Os elevados índices de evasão para os cursos de engenharia levantam diversas questões sobre o comportamento do estudante ou ainda fatores de responsabilidade da instituição que impactam nesses índices. A partir disso, neste artigo, buscou-se avaliar e identificar quais as variáveis que podem influenciar na frequência dos alunos matriculados no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Mobilidade da UFSC - Centro Tecnológico de Joinville. Estabeleceu-se uma analise bivariada, e posterior analise multivariada para o ajuste de um modelo de regressão logística. Pela analise do modelo é possível estimar a probabilidade de um aluno obter frequência insuficiente nas disciplinas do curso. As variáveis foram: núcleo curricular, se a disciplina é da área da matemática, o tipo da disciplina, se o aluno foi aprovado, quantidade de alunos por sala e se o aluno repetiu a disciplina. Ao analisar-se os resultados pode-se refletir acerca da importância de elaborar ações na instituição para conter o número de reprovações por frequência, além de instituir métodos de acompanhar o desempenho do aluno quando este faz a disciplina pela primeira vez.
frequência acadêmica, regressão logística, evasão, retenção