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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMINICATAPULTAS COMO METODOLOGIA ATIVA PARA ENSINO DE PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL;

Cleiton Vaz, Darlene Cavalheiro;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia empregada para o ensino de planejamento de experimentos (DOE - design of experiments) nos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, com o uso de minicatapultas. Para desenvolver o método de ensino foram construídas 5 catapultas em madeira, com quatro variáveis de processo configuráveis, sendo elas o ângulo de lançamento do projétil, níveis de tensão da tira de látex, tipo de bola lançada e uma escala milimétrica de força de lançamento. Como forma de ensino do conteúdo específico, foram montadas equipes com número de acadêmicos variando de 3 a 5 integrantes. A partir de conhecimentos prévios, os integrantes elaboram planejamentos fatoriais e executam experimentos utilizando as catapultas. Após a execução de todos os lançamentos com as condições pré-determinadas pelos próprios estudantes, é utilizado um software estatístico para efetuar a tabulação dos dados e análise do experimento. De posse dos resultados, as equipes são desafiadas a atingir um determinado alvo, utilizando os cálculos realizados para definir a melhor configuração para o atendimento da meta, promovendo assim a gamificação da aula. O uso da metodologia foi ampliado para a disciplina de Controle de Processos no curso de Engenharia e Alimentos e tem se mostrado motivadora ao passo que auxilia na compreensão prática dos conceitos teóricos trabalhados em sala de aula. O método também possibilita a construção do conhecimento a partir das experiências dos próprios estudantes, tornando o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de elevada complexidade mais participativo e compreensível.

Metodologias ativas. Minicatapultas. Planejamento experimental. Controle de processos. Gamification.
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