Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1321

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSISTEMATIZAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONCEITO DA SIGLA STEAM COM FERRAMENTAS DE QUALIDADE EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO;

PEDRO FAGUNDES INCHAUSTI;

COBENGE18

[16] 04. Formação Pedagógica dos Professores

[58] 04.1. Iniciativas inovadoras de formação

A sigla STEAM em inglês (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) significa em português, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. E esta sigla tem uma grande importância para a nova revolução da educação. Há décadas acompanhamos muitas transformações na sociedade em geral, devido às revoluções da Indústria 3.0 e 4.0. Assim a educação vem sentindo necessidade de inserir novas tecnologias dentro dos ambientes educacionais. A fim de suprir estas novas demandas. Porém se observarmos os resultados destas tentativas notaremos a ausência de interesse por parte dos alunos aos estudos nas áreas da Matemática, Ciências da Natureza e conceitos de Tecnologia e Engenharia. Também é evidenciada a falta de aulas práticas por falta de planejamento nos laboratórios ou até dificuldade de alinhar com os setores produtivos as reais demandas na construção de uma mão de obra capaz de suprir suas necessidades técnicas atuais. Pois muitas práticas feitas em sala de aula e laboratórios são defasadas e inconsistentes perante as dificuldades dos ambientes de trabalho atuais. Muitas vezes a sistematização do ensino (docente) e a aprendizagem (discente) nas escolas são feitas sem sincronização entre as coordenações, direções e docentes. Como vivemos na prática atual um velho paradigma na organização do trabalho e dos trabalhadores. Precisamos migrar o quanto antes para um novo paradigma. Onde haja sistemas organizados, planejados e alinhados com todos os atores dos processos. Aonde os líderes conduzam os processos de forma ágil sucinta e objetiva. Com ferramentas de Qualidade já tão utilizadas na Indústria. Servindo seus liderados e atendendo as necessidades dos discentes. Para isso são necessárias técnicas práticas e funcionais que possam ajudar as equipes de trabalho a gerar planos de ação e controle das estratégias e execução da inclusão do conceito de STEAM nas instituições de ensino.

STEAM. Ensino. Ferramentas de Qualidade
Voltar