1320
CIÊNCIA E SENSO COMUM: PESQUISA COM ALUNOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DO IMT;
DENISE LUCIANA RIEG SCRAMIM, OCTAVIO MATTASOGLIO NETO, FERNANDO CEZAR LEANDRO SCRAMIM;
O presente artigo tem por objetivo relatar a realização e apresentar os resultados de uma dinâmica aplicada com alunos da disciplina de Metodologia Científica, sobre o que vem a ser pesquisa científica. O método de pesquisa empregado foi a pesquisa-ação. A dinâmica, conduzida pela técnica de brainstorming, foi aplicada em fevereiro de 2018 em cinco classes de Metodologia Científica, pertencentes ao quarto ano de Engenharia de Produção do IMT (Instituto Mauá de Tecnologia). Ao todo, participaram da dinâmica 86 alunos. Ressalta-se como resultado a dificuldade dos alunos em conceituar pesquisa científica e diferenciar conhecimento científico do senso comum. Neste sentido, a dinâmica revelou-se uma ferramenta de aprendizagem ativa que permitiu que os alunos "fizessem a ponte", entre conhecimento científico, gerado por meio de pesquisa científica, e senso comum. Como eles partiram de seus próprios conhecimentos, sem interferência inicial do professor-pesquisador, e partir daí entraram em um processo de reflexão e discussão acerca do tema "pesquisa científica", o conhecimento por eles adquirido foi progressivo e espontâneo e não conhecimento apenas transferido, o qual geralmente não é fixado por muito tempo.
Pesquisa científica. Senso comum. Disciplina de metodologia científica. Alunos egressos. Pesquisa-ação.