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A CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NOS CURSOS DE ENGENHARIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE FRENTE AOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI;

Tarso Barretto Rodrigues Nogueira, Tatiana Gesteira de Almeida Ferraz, Sayonara Nobre de Brito Lordelo;

COBENGE18

[14] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos

[51] 02.2. Projeto pedagógico de cursos

O mundo passa por transformações profundas causadas por um acelerado desenvolvimento científico e tecnológico, que, por sua vez, influenciam o modo como as pessoas se comportam e aprendem. Tais mudanças alcançam o campo da engenharia e trazem consigo importantes desafios na formação de um engenheiro inovador, crítico, reflexivo e preparado tecnicamente para o mundo do trabalho contemporâneo. O objetivo precípuo deste trabalho é analisar como as habilidades e competências identificadas nos projetos pedagógicos dos cursos são desdobradas em atividades acadêmicas e despertar o leitor para a necessidade e os benefícios de se estabelecer essa ponte. Por fim, conclui-se que é fundamental enxergar o processo de formação de engenheiros a partir das demandas do mundo do trabalho, analisando-se criticamente os modelos atuais de formação e seus resultados, a fim de que se fomente a criação de novos. Tais modelos devem prever a identificação clara do perfil profissional do egresso e o seu desdobramento nas diversas atividades curriculares, coisa que efetivamente não vem ocorrendo na maioria dos cursos investigados.

Formação do engenheiro. Habilidades e Competências. Sociedade do Conhecimento. Projeto Pedagógico do Curso.
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