Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1317

CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ELEVADOR DE CANECAS POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS;

Joélson Vieira da Silva, Daniel Fritzen, ANDERSON DALEFFE;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Este trabalho apresenta uma alternativa de abordagem dos assuntos compreendidos pela disciplina de Técnicas de Máquinas e de Materiais no curso de Tecnologia em Automação Industrial. A proposta de construção de um protótipo de elevador de canecas fez parte da utilização da ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) e visou a união dos conceitos multidisciplinares estudados durante o curso. O elevador de canecas foi desenvolvido de forma a obedecer uma concepção didática que pudesse atender além da graduação, também ao ensino técnico, e que possa ser aplicado em pesquisas e inovações na área de automação. A performance do elevador de canecos foi avaliada de acordo com sua eficácia na movimentação de grãos, simplicidade na montagem e manutenção. Este artigo tem por objetivo relatar o desenvolvimento do projeto, avaliando as soluções propostas pelos alunos, as características construtivas e os passos para o correto dimensionamento do protótipo. Numa observação geral dos resultados apresentados, verificou-se que a atividade trouxe experiências singulares para cada aluno, resultando num crescimento de sua aprendizagem, pois, a união dos conhecimentos multidisciplinares teóricos e práticos contribuem para a formação profissional do acadêmico.

ABP. Ensino de Graduação. Elevador de canecas
Voltar