Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1311

INVESTIGANDO POSTURAS ACADÊMICAS E SEUS REFLEXOS NO DESEMPENHO DE ALUNOS DE ENGENHARIA NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I;

Edineia Zarpelon, Luis Mauricio Martins de Resende;

COBENGE18

[22] 10. Temas Transversais

[79] 10.1 Temas Transversais

Este trabalho teve como objetivo investigar se as posturas adotadas pelos acadêmicos ingressantes nos cursos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) frente à disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I são determinantes para o bom ou mau desempenho na disciplina. Essa investigação foi motivada pela constatação de que 188 alunos que realizaram um teste diagnóstico composto por questões envolvendo conteúdos matemáticos dos níveis fundamental e médio, aplicado a 419 calouros de engenharia de dois câmpus da UTFPR, foram aprovados na disciplina de Cálculo I mesmo diante de um baixo desempenho no referido teste. Assim, oito alunos com desempenhos semelhantes no teste diagnóstico foram entrevistados, sendo que quatro deles aprovaram e quatro reprovaram na disciplina quando calouros. Estes alunos foram convidados a relatar as posturas adotadas na época em que cursaram Cálculo I pela primeira vez e opinar se estas posturas contribuíram ou não para o desempenho alcançado. Os discursos indicam que as posturas acadêmicas adotadas foram determinantes para o desempenho obtido na referida disciplina e sugerem que o comprometimento acadêmico é uma variável relevante neste contexto de aprovações e reprovações em Cálculo Diferencial e Integral I.

Cálculo Diferencial e Integral, comprometimento acadêmico, desempenho de calouros.
Voltar