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Artigo


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Inovação no Ensino de Química: Modelo 3D de Química Orgânica para Montagem de Moléculas Acessível a Todos e de Baixo Custo;

EDSON ANICIO DUARTE, Daltamir Justino Maia, Geovany Candido;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[65] 05.3. Projetos que foquem em inovação no ensino/aprendizagem

Este projeto tem por objetivo desenvolver e manufaturar um kit de química orgânica através da confecção dos elementos químicos com modelos 3D. Os modelos foram confeccionados em uma impressora 3D com o símbolo correspondente ao elemento químico em sua superfície, possuem também a impressão do código Braille do elemento, permitindo, assim, a inclusão e acesso a estes modelos por pessoas daltônicas, de baixa visão e cegas. Para propiciar melhor acessibilidade aos usuários, foram inseridos nos modelos atômicos, dispositivos RFID que permitem a identificação de cada átomo, desta forma, durante a utilização dos modelos, o átomo é identificado e essa informação é enviada para um aplicativo smartphone responsável por abrir uma página web Azure relacionada ao modelo que foi identificado. Além disso o aplicativo também faz a leitura dessa página web e anuncia, por voz, ao usuário o modelo atômico identificado melhorando de forma significativa a prática de acessibilidade do kit de química podendo ser utilizado por um maior espectro de usuários possíveis com ou sem deficiência, conforme os princípios do Desenho Universal. Foram selecionados os principais elementos químicos que são utilizados nas aulas de Química Orgânica, para o Ensino Médio, e realizado seu modelamento mecânico. Estes modelos possuem encaixes que permitem a conexão de outros elementos químicos formando a molécula desejada, para a manufatura de cada elemento foi utilizada uma impressora 3D. Os resultados iniciais mostram que os modelos estão adequados ao uso

Moléculas Química Orgânica; modelos 3D; Kit educacional
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