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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTrajetória na Engenharia biomédica: o perfil sociodemográfico docente;
Alessandra de Cássia Grilo, Maria Angela Boccara de Paula, Maria Auxiliadora Avilla dos Santos sá;
COBENGE17
[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia
[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia
O estudo da trajetória docente permite observar as rotas traçadas, os acontecimentos e as transformações ocorridas no percurso profissional. Essas experiências podem ou não serem transformadoras para o indivíduo, determinar e influenciar o caminho e contribuir para as etapas de sua formação profissional. O objetivo deste estudo foi conhecer o perfil sociodemográfico do grupo de docentes do curso de graduação na área da Engenharia Biomédica - EB de uma universidade federal na região do vale do Paraíba paulista. Trata-se de um recorte de estudo com abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com a utilização do método biográfico narrativo. Participaram 11 (onze) docentes do ensino superior com formações e tempo de carreiras diversificadas, que compunham o grupo de professores que lecionavam no curso de graduação de EB. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e coleta de dados no currículo Lattes dos docentes para a definição do perfil de formação e etário do grupo. Como resultados encontrou-se predominância masculina, faixa etária média de 40 anos, formação de base em Engenharia e formação stricto sensu em EB. O conhecimento do perfil sociodemográfico proporcionou reflexões sobre a formação profissional e contribuiu para a produção de conhecimento a respeito do perfil sócio demográfico e de formação dos docentes da EB, auxiliando na compreensão de seus percursos profissionais
Trajetória docente, Engenharia Biomédica, Desenvolvimento humano