Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1306

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREALIDADE AUMENTADA APLICADA AS PRÁTICAS LABORATORIAS NOS CURSOS DE ENGENHARIA;

Bruno Ricardo de Almeida, Jessica Santos Guimarães, Welligton Alves de Brito, Francisco Rodrigo Paulino de Magalhães, Átila Girão de Oliveira;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Atualmente os educadores tem como grande desafio combater a evasão dos estudantes, que muitas das vezes acontecem devido à dificuldade destes em acompanhar o conteúdo, ou por não se sentirem motivados com as aulas que lhes são ministradas. Neste contexto, este trabalho propõem uma reformulação nas práticas de laboratório, onde foi inserido nos roteiros de aula o uso de uma ferramenta tecnológica denominada Realidade Aumentada (RA). Com o auxílio de um aplicativo mobile (Augment) torna-se possível projetar objetos tridimensionais sobre superfícies reais e visualiza-los na tela do smart-phone, fazendo uma combinação do mundo real com o mundo virtual. Inicialmente aplicou-se o uso desta nova tecnologia no Laboratórios de Eletrotécnica dos Cursos de Engenharia, da Universidade de Fortaleza. A aceitação dos alunos foi imediata, e relatos dos mesmos mostram que a possibilidade de visualizar e interagir com os componentes que serão utilizados no laboratório na tela do celular, foi uma experiência impar e bastante satisfatória.

Aprendizagem significativa. Augment App. Realidade Aumentada.
Voltar