1305
APLICAÇÃO DA PLATAFORMA ARDUINO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE ALGORITMOS;
CLEBER LOUREN?O IZIDORO, GABRIELA ROCHA ROQUE, JO?O MOTA NETO, ANDERSON DIOGO SPACEK;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
A educação em engenharia tornou-se um aspecto crucial para a maioria dos países,
pois foi reconhecido que os engenheiros qualificados são um dos principais componentes para
o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, bem como para otimização dos processos
industriais para garantir alta produtividade e qualidade. Considerando as habilidades e
competências desenvolvidas através da disciplina de algoritmos, que são o embasamento em
lógica de programação e habilidade de resolver problemas relacionados as áreas de atuação
do futuro engenheiro, é importante permitir que os alunos operem com dispositivos, sistemas e
técnicas o mais próximo possível daqueles que enfrentarão em ambientes industriais. Dentro
deste contexto, o artigo apresenta o desenvolvimento da arquitetura para experimentação no
meio acadêmico através da utilização da plataforma Arduino. Os resultados obtidos no
experimento mostraram-se promissores ao revelar a potencial aplicação desse tipo de
arquitetura no contexto visando a engenharia de uma área específica de sistemas em
embarcados.
Algoritmos. Arduino. Engenharia.
Voltar