Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1302

ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNDAÇÕES DE OBRAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL;

ANA CAROLINA REIS LOZOVEY, MARINA MARTINELLI DUARTE, FERNANDA APARECIDA JO?O DOS ANJOS, TIAGO DELL AGNOLO, NIVALDO MANOEL DE MARIA FILHO;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

A aplicação de metodologias que envolvem aulas teóricas, com todos os conceitos necessários à aprendizagem, e abordagem prévia às aulas práticas, através de simulações de situações reais e comumente encontradas no mercado de trabalho, é abordada neste trabalho. Trata-se de aplicação de uma atividade prática inovadora na disciplina de Fundações, contextualizando seus problemas e soluções. Após as aulas teóricas-conceituais, o aluno realiza exercício com a montagem de um painel e de situação que engloba: o uso da edificação, a investigação do subsolo através das sondagens, as características do subsolo, os tipos de fundação e suas características, e as possíveis patologias que devem ser evitadas na construção civil. Neste trabalho são apresentados os painéis elaborados pelos alunos da disciplina de Fundações no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí como resultado de simulações de situações práticas. Percebeu-se que esta metodologia empregada despertou nos alunos o cuidado na aplicação dos conceitos estudados, a análise de possibilidades de soluções propostas para cada situação trabalhada, melhorando a qualidade dos projetos desenvolvidos na graduação.

Fundações. Arquitetura. Ensino-aprendizagem.
Voltar