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CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS INSUFICIENTES E BAIXO RENDIMENTO DE CALOUROS DE ENGENHARIA EM CÁLCULO I: O QUE SE TEM FEITO?;

Edineia Zarpelon, Luis Mauricio Martins de Resende;

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[55] 03.2. Políticas para redução da evasão e retenção

Este trabalho tem como objetivo investigar, a partir da produção acadêmica divulgada no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), quais são as iniciativas adotadas pelas instituições de Ensino Superior visando minimizar as dificuldades dos calouros de engenharia na disciplina de Cálculo I. Parte-se da premissa de que reflexões e discussões visando maior entendimento acerca das reprovações e baixo rendimento acadêmico neste componente curricular são importantes, no entanto essas reflexões devem fomentar e sustentar ações efetivas. Como principais iniciativas adotadas foram identificadas a oferta de cursos de nivelamento (n=8) bem como de disciplinas introdutórias ao Cálculo I (n=7), e a realização de testes diagnósticos (n=8) para inferir o conhecimento prévio do aluno.

Cálculo I. Reprovação. Iniciativas implementadas.
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