Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


130

IMPLEMENTAÇÃO E ANÁLISE DA METODOLOGIA APRENDIZADO BASEADO EM PROBLEMAS (PBL) EM UMA DISCIPLINA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;

Tobias de Oliveira Alves, Sandra Rufino, Raisa Andriele de Vasconcelos Lopes;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

A educação em Engenharia, nos últimos anos, vem se permitindo assumir novas formas de aprendizagem, assim como a educação de forma geral. É necessário pensar metodologias que sejam mais interativas entre o estudante e o professor para que estabeleçam buscas, compreensão e interpretação de assuntos determinados. Diante disto, este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia executada numa disciplina de Gestão de Sistemas de Produção II, turma do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e propor melhorias baseadas na análise das percepções dos discentes sobre a metodologia ativa aplicada. Neste sentido, os pesquisadores escolheram a pesquisa-ação, de forma a atuar como facilitadores junto aos estudantes, desafiando-os através de um "jogo/simulação", o qual apresentava os problemas antes de o conteúdo ser ministrado em sala de aula. Como resultado pode-se observar um aumento no dinamismo, estreitando a relação docente-discente, maior autonomia e elevação da carga de trabalho percebida pelos alunos. Concluiu-se que o método PBL não sanará todos os problemas da educação superior, porém, se mostra uma alternativa enriquecedora para todos os envolvidos.

Aprendizagem baseada em problemas, Engenharia de produção, Metodologias ativas de aprendizagem, Engenharia de operações.
Voltar