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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMODELO DIDÁTICO DE PERCOLAÇÃO EM UMA BARRAGEM DE TERRA;

Amanda de Oliveira Murakami Fernandes, Mayco Merkle Doff sotta, Pablo Fernando Sanchez;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Em barragens de terra apoiadas em maciços de rocha, a percolação da água ocorre principalmente por meio do corpo da barragem. Para que se tenha um controle sobre a água que percola pela estrutura, utiliza-se de uma drenagem interna por meio de filtros, para que se evitem problemas internos devidos às forças de percolação da água. Uma das formas de avaliar este processo é uso das "Redes de Fluxo", que representam graficamente o fenômeno da percolação nos meios porosos, sendo possível determinar as vazões e pressões em uma barragem, como também verificar as possíveis ocorrências de erosões internas. Por se tratar de um método gráfico, composto por linhas de fluxo e linhas equipotenciais, que representam os caminhos de percolação da água, e que são traçadas manualmente seguindo o provável caminho que a água irá percorrer, verifica-se certa dificuldade de visualização e interpretação por parte dos alunos no entendimento desse estudo em disciplinas relacionadas no curso de Engenharia Civil. Neste contexto, este trabalho propôs a elaboração de um modelo didático em escala reduzida de uma barragem de terra, com a finalidade de representar visualmente o fenômeno da percolação pelo corpo da barragem, facilitando o entendimento e aprendizado do fenômeno. A validação do modelo se deu com a comparação dos dados observados no modelo didático e em um modelo de representação com as Redes de Fluxo. Verificou-se coerência dos resultados em ambos os modelos, sendo o modelo didático considerado uma ferramenta útil de aprendizado deste fenômeno relacionado com áreas da Engenharia Civil.

Modelo didático. Fluxos em meios porosos. Barragem de terra. Redes de fluxo
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