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ESTRESSE DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR E SUA INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO ACADÊMICO;

Guilherme Ventorim Ferrão, Livia Caroline Souza Goncalves, Ronimar Espindula Volkers;
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COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[48] 01.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

O estresse é uma reação biológica do organismo que exige mudanças ou adaptações diante de algum evento estressor, ocasionando reações físicas e/ou psicológicas. O ingresso no ensino superior proporciona um contexto que pode propiciar a manifestação do estresse, visto às exigências de habilidades cognitivas e comportamentais no processo de aprendizagem e a necessidade de titulação para uma melhor colocação no mercado de trabalho, pode ocasionar desmotivação no planejamento acadêmico do aluno. Assim, teve-se como objetivo identificar se o estresse em universitários possui relação direta com o desempenho acadêmico. Para levantamento de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado para alunos de duas faculdades particulares do Estado do Espírito Santo, abrangendo cursos da área de Ciências Exatas e Humanas. Os dados foram analisados com base na metodologia descritiva-quantidade de Ferrão (2012). Os alunos de ambas as áreas evidenciaram manifestação de estresse principalmente durante a semana de provas. Foram entrevistados 375 universitários e 97% responderam que um bom desempenho acadêmico poderá dar melhores colocações no mercado de trabalho e que o estresse é um agente influenciador negativo neste processo. Os alunos de humanas mostraram mais preocupação na relação com colegas de turma, enquanto os alunos de exatas relatam as regras institucionais como fator estressante. Pretende-se evoluir no estudo do estresse em universitários a fim de minimizar os danos de suas consequências através de programas de intervenção nas faculdades.

Estresse, Desempenho Academico
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