1296
CAFÉ DA MANHA DA FAMÍLIA MAGELA: A INTERDISCIPLINARIDADE DO ENSINO NAS ENGENHARIAS;
HUGO VILA?A LIMA, ORLANDO GAMA DA SILVA JUNIOR, VINICIUS VIEIRA COSTA, MADRITH STHEL COSTA DUARTE, CLARISSA ANA ZAMBIASI;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
Nos cursos de engenharia a interdiciplinaridade busca associar o conhecimento de diferentes áreas em busca de uma formação mais qualificada. Quando este tema é trabalhado com alunos dos primeiros períodos a disseminação do conhecimento se torna mais eficiente. Desta forma, o presente projeto busca trabalhar a interdiciplinaridade com alunos ingressantes nos cursos de engenharia do Centro Universitário Una, permitindo a eles identificar sua atuação profissional e compreender como os profissionais de outras áreas podem contribuir para sua formação acadêmica e profissional. Posteriormente, estes alunos irão levar este projeto para o público externo, atendendo alunos do ensino médio (em escolha profissional). Como um objetivo secundário o projeto visa evitar a possível evasão dos alunos nos primeiros períodos dos cursos. Para este fim, foi desenvolvido uma bancada didática composto por 6 estações de trabalho, cada qual representando um curso e os alunos foram incentivados a avançar por elas, sendo que, na medida em que avançavam um problema era proposto. Para a resolução dos problemas cada aluno contribuiu com a sua experiência e formação técnica dentro dessa proposta interdisciplinar.
Interdisciplinaridade. Ensino fundamental e médio. Engenharias.