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Artigo


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ENSINO NA ENGENHARIA UTILIZANDO AS METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PROPOSTA À CARÊNCIA POR UM REFERENCIAL TEÓRICO;

Patrícia Gomes de Souza Freitas, Marta João Francisco Silva Souza;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Reitera-se estudos sobre uma necessária revisão no ensino de Engenharia, na formação de professores e na adoção de práticas didático-pedagógicas que favoreçam processos em que os alunos sejam ativos, responsáveis pelo aprendizado e interdependentes positivamente. Neste contexto, as Metodologias Ativas (MA) apresentam-se como alternativas dinamizadoras das relações de ensino e de aprendizagem. Em crescente aplicação no ensino nas mais diversas áreas do conhecimento, as pesquisas sobre as MA são fragilizadas devido à falta de um referencial teórico que as ampare, amplie e valide as observações e resultados das práticas em sala de aula. Essa dificuldade se evidencia ora na multiplicidade dos referenciais citados nas pesquisas, ora na omissão destes e pode ser justificada a partir de uma revisão bibliográfica na qual verifica-se que os estudos sobre a origem das MA não apresentam sua base teórica. Esta reflexão surgiu a partir da revisão bibliográfica realizada em uma pesquisa de mestrado profissional na área de ensino que tem como objetivo analisar as contribuições de uma Sequência Didática (SD) utilizando as MA para o ensino de Luminotécnica em cursos de Engenharia. Ao final, advoga-se em favor não do enquadramento das MA às teorias de ensino e de aprendizagem, mas de uma formação docente que possibilite ao professor compreender a base teórica que busca explicar como o aluno aprende, e qual o papel do professor para proporcionar a aprendizagem. E então, a partir desse entendimento, embasar os processos de elaboração das atividades pedagógicas com o uso das MA.

Ensino de Engenharia. Metodologias Ativas. Teorias de Ensino e de Aprendizagem.
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