Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1292

APRENDIZAGEM DO ELETROMAGNETISMO EM CURSOS DE ENGENHARIA: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE LABORATÓRIO VIRTUAL (LABVIRT) COM ABORDAGEM DE CAMPOS CONCEITUAIS;

JOSE VICENTE CARDOSO SANTOS, André Ricardo Magalhães;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Esta pesquisa considera o cenário da aprendizagem da Física nos cursos de Engenharia, a teoria dos campos conceituais e o uso de laboratórios virtuais. Considera-se que o domínio das (dez) leis do eletromagnetismo é essencial na formação do engenheiro e com isto tem-se como objetivo geral da pesquisa a construção de um Laboratório Virtual para a aprendizagem das leis do eletromagnetismo utilizando-se a teoria dos campos conceituais. Para consolidar este objetivo adota-se uma metodologia lastreada na revisão de literatura da teoria dos campos conceituais, das leis da eletricidade e do magnetismo e nas diversas estratégias de construção de laboratório virtual com o viés desta teoria pedagógica e que se utilize destas leis. Procede-se a montagem de estratégias para a aprendizagem de cada uma destas leis e aplicam-se as mesmas em laboratório virtual com acesso a grupos de estudantes que registrem a eficácia relativa do seu uso. Com isto construiu-se um laboratório virtual, com acesso restrito a usuários cadastrados e autorizados para o estudo das leis da eletricidade e do magnetismo com o uso da teoria dos campos conceituais.

Aprendizagem. Eletromagnetismo. Teoria dos Campos Conceituais.
Voltar