Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


129

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPRÁTICAS DE COACHING COMO AÇÃO INOVADORA PARA POTENCIALIZAR O APRENDIZADO;

ANDREZA REGINA LOPES DA SILVA, Andreia de Bem Machado;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

A inovação faz parte da sociedade contemporânea e exige novas práticas culturais, economicas e sociais. Neste contexto é necessário a inserção de novos artefatos e práticas no fazer pedagógico, para potencializar o ensinar e aprender. O desevolvimento de novas ações que promovam um aprendizado significativo aos estudantes oriundos desse mundo imerso em tecnologias da informação e comunição digital são essenciais na sociedade atual, uma sociedade baseada no conhecimento. O coaching surge como um processo com práticas inovadoras colocando o sujeito apreendente como interlocutor de seu próprio aprendizado. O processo de coaching proporciona práticas que são atreladas ao desenvolvimento de competência, que tem como palavra de ordem ação para resultados. Essas ações permite que o estudante desenvolva confiança e autoestima para escrever uma jornada acadêmica significativa a ponto de deixar um legado para a ciência. A partir deste olhar, o objetivo nesse artigo é mapear práticas do profissional de coach como ação inovadora para potencializar o aprendizado, com um olhar para os cursos de engenharia. Para tanto realizou-se uma busca sistemática e uma análise bibliométrica. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge no campo das Ciências Sociais e intersecta as discussões nas áreas da Saúde, de Ciência da Computação, Engenharias e Artes e Humanidades.

Coaching, Coach, Professor, Ensino, Aprendizagem.
Voltar