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Desenvolvimento de uma Planta Didática para Ensino de Acionamentos Eletropneumáticos;
GUILHERME KLEGUES CIDADE, PLINIO CORNELIO FILHO, ROBERTO ALEXANDRE DIAS;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[49] 01.4. Multidisciplinaridade e interdisciplinaridade
O presente trabalho propõe uma estratégia didática diferenciada. Trata-se de um
estudo de caso cujo principal objetivo é proporcionar certa vivência da realidade, usando como
fundamento a discussão, a análise e a busca de solução de um determinado problema extraído
da vida real. Para tanto, será utilizada a proposta de um retrofitting de um processo de seleção
de peças via controlador lógico programável, com acionamentos eletropneumáticos. O projeto
tem custo muito reduzido, inicialmente a ser reconhecido e estudado no modelo real. Na
sequência, será projetado e simulado em um ambiente virtual (software de simulação
denominado Automation Studio) e, por fim, fisicamente reformado. Intenciona-se provar que
com a construção ou reforma de réplicas didáticas baseadas em modelos reais de processos
produtivos, aliada aos objetivos curriculares preestabelecidos pelo projeto do curso, conseguese
de forma diferenciada e inovadora contribuir para ampliação de habilidades e
competências.
Esteiras de Triagem, Prototipagem didática, Controlador Lógico Programável - CLP, Mecatrônica, Eletropneumática.