Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1282

GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;

THAIRONE EZEQUIEL DE ALMEIDA;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

O elemento central deste artigo foi realizar um exame sistemático dos principais itens existentes na literatura para elaborar uma proposta pedagógica no desenvolvimento da disciplina de Gestão de Micro e Pequenas Empresas (GMPE) do curso de Engenharia de Produção. Perante o contexto, buscou-se fazer um estudo exploratório nas diretrizes curriculares do curso e na literatura relacionada à gestão de empresas de pequeno porte. Como resultado, ressalta-se a construção de um quadro sinóptico para sistematizar o Plano de Trabalho Docente (PTD) e justificar a sua proposta pedagógica, metodologias, materiais textuais, recursos tecnológicos e processos de avaliação a serem utilizados nas aulas da disciplina. Dessa forma, espera-se que este estudo seja relevante do ponto de vista acadêmico, pois abrange a estruturação de um PTD da disciplina de GMPE para o curso de Engenharia de Produção, podendo ser adaptado para outras composições curriculares. As conclusões provenientes da pesquisa destacam o quanto é importante o planejamento educacional no ensino superior, bem como a relevância da abordagem de particularidades das micro e pequenas empresas no processo de ensino-aprendizagem do engenheiro de produção.

Educação no Ensino Superior. Plano de Trabalho Docente. Planejamento Educacional. Engenharia de Produção. Micro e Pequena Empresa.
Voltar