Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1281

ANÁLISE DINÂMICA DE PÓRTICOS: UMA OPORTUNIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM EVENTO CONTEXTUALIZADO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA LINEAR;

Eloiza Gomes, Gabriel Loureiro de Lima, Barbara Lutaif Bianchini, Karina Bradaschia Rocha, Paula Meirelles Bolelli;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[47] 01.2. Estratégias pedagógicas

Neste trabalho analisamos, do ponto de vista matemático e da Engenharia Civil, um problema clássico: a análise dinâmica de pórticos. A análise do problema, de sua solução e da teoria que a fundamenta é realizada na perspectiva de futuramente, segundo os preceitos da teoria A Matemática no Contexto das Ciências, empregá-lo na elaboração de eventos contextualizados para o ensino e a aprendizagem de conceitos de Álgebra Linear, tais como matriz, sistema de equações lineares, autovalor, autovetor, mudança de base e diagonalização de matrizes. As reflexões realizadas nesse artigo evidenciam o quão vinculado estão os conceitos matemáticos com as situações da Engenharia e, portanto, que, nesse contexto, é possível abordar as Ciências Básicas e a Matemática de forma articulada aos conhecimentos específicos a serem construídos pelos estudantes.

Engenharia Civil. Pórticos. Álgebra Linear. Eventos Contextualizados.
Voltar