Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1274

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS POR ENGENHEIROS CIVIS, MECÂNICOS E DE PRODUÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE NO SUL DO BRASIL;

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri, Andréia Spessatto De Maman, Willian Henrique Locatelli;

COBENGE18

[14] 02. Projeto, Gestão e Avaliação de Cursos

[51] 02.2. Projeto pedagógico de cursos

Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com alunos que cursaram, no mínimo, 70% dos cursos de Engenharia: civil, mecânica ou de produção numa universidade no sul do Brasil acerca das habilidades e competências já desenvolvidas. Estes responderam a um questionário contendo duas questões: uma informando o nível de concordância de aquisição das habilidades e competências elencadas nos projetos pedagógicos de seus cursos, e, outra, os pontos a melhorar no que tange a estes itens. Para tal, foi utilizada uma escala likert e os resultados da primeira questão foram tabulados e analisados por curso, conforme proposta de Tastle e Wierman (2007). A segunda questão questionou acerca do que o curso poderia fazer para suprir lacunas identificadas na aquisição destas habilidades. Os dados resultantes desta análise foram agrupados contemplando os três cursos de Engenharia. Os resultados apontam que: a) há uma carência maior nas habilidades ou competências de nível técnico do que das de nível não técnico. Apenas o curso de Engenharia de Produção aponta dificuldades com as habilidades ou competências de caráter interpessoal. b) os alunos identificaram que deveriam operar mais com softwares ou recursos computacionais; desenvolver aspectos práticos nas disciplinas e trabalhar mais a capacidade de expressão oral e escrita.

Habilidades. Competência. Engenharia.
Voltar