Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1271

APOIO AO DISCENTE: EXPERIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS PAULISTAS DE ENGENHARIA;

Cristiane Pessôa da Cunha;
Arquivo não encontrado

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[55] 03.2. Políticas para redução da evasão e retenção

O presente artigo apresenta um panorama das políticas de Assistência Estudantil em doze instituições públicas, estaduais e federais, do estado de São Paulo. A estratégia metodológica escolhida articulou dados quantitativos e qualitativos, disponibilizados no Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos de Educação Superior, que compõe a base de dados oficial de informações relativas às Instituições de Educação Superior - IES e dos cursos de graduação do Sistema Federal de Ensino, além das informações coletadas nas páginas das respectivas instituições selecionadas. Observa-se que as instituições pesquisadas procuram implantar políticas de Assistência Estudantil em uma visão ampla de atendimento das necessidades dos seus alunos, adotando uma variedade de bolsas, tais como: moradia, alimentação, saúde, educação, entre outros, e de forma integrada.

Avaliação de Políticas Públicas, Assistência estudantil, Programa Bolsa Permanência
Voltar