Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1260

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPLANILHA DE MONITORAMENTO ACADÊMICO: EFEITOS NO RENDIMENTO ACADÊMICO E REDUÇÃO DA EVASÃO PARA O ESTUDANTE INGRESSANTE NO ENSINO SUPERIOR;

Eduardo Couto Dinarte, Deivson Cesar Silva Sales, Vinícius Soares de Figueiredo, Amanda Pereira Sales Cavalcanti, Matheus de Souza Correia, Laura de Lima Freitas, João Carlos Batista de Oliveira;
Arquivo não encontrado

COBENGE18

[15] 03. Retenção e Evasão

[56] 03.3. Acolhimento e nivelamento

Os estudantes que ingressam no ensino superior encaram diversas dificuldades como a adaptação a um novo ambiente, formação deficitária prévia, entre. No presente trabalho, está apresentada a Planilha de Monitoramento Acadêmico - PMA, uma ferramenta que foi desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico Inclusivo - NAPSI da Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE, através do Projeto Padrinhos, composto por estudantes veteranos (tutores), com o objetivo de estabelecer um perfil acadêmico dos estudantes ingressantes nos cursos de engenharia. A PMA estabelece indicadores: rede de ensino, cotas, trabalho, curso superior e curso técnico, que podem ter influência sobre o desempenho acadêmico e evasão. A partir da PMA, foram obtidas informações que podem classificar os estudantes em cenários, mais ou menos favoráveis, a partir dos quais podem ser tomadas ações proativas para mitigar os efeitos desfavoráveis dos indicadores. Além da coleta das informações para posterior tomada de ações, a ferramenta estabelece o protagonismo dos tutores no melhoramento contínuo do processo de inclusão dos estudantes ingressantes.

Planilha de Monitoramento Acadêmico. Rendimento Acadêmico. Evasão. Estudante Ingressante.
Voltar