Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


126

APLICAÇÃO DO CONCEITO "PBL" NO ENSINO SUPERIOR EM TRANSPORTE TERRESTRE ENVOLVENDO CONCEITOS DE FÍSICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS;

EIK TEN?RIO, LILIAN MARQUES SILVA, MATEUS LOUBACK GON?ALVES, VOLNEY MATTOS DE OLIVEIRA;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[3] 01.3. Avaliação da Qualidade de Ensino/Aprendizagem

Este trabalho visa verificar a compreensão do ensino obtida durante a disciplina de física para Tecnologia/Engenharia em Transporte Terrestre ministrada com a utilização de uma ferramenta importante, o ensino de resolução de problemas (PBL). Este objetiva a compreensão da importância de fenômenos, conceitos e técnicas relacionadas ao desenvolvimento de projetos tradicionais como a construção de pontes de macarrão. A nova proposta é a construção de pontes de papel, utilização de softwares usados para simular fenômenos físicos-químicos envolvendo possíveis situações cotidianas. A avaliação da retenção dos conhecimentos é obtida através de exposição e funcionalidade do projeto, que para serem desenvolvidos necessitaram dos conceitos teóricos fornecidos ao longo do curso.

resistência do papel, ensino por resolução de problemas (PBL), simuladores, pontes de papel
Voltar