Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1258

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREALIZAÇÃO DE AULA PRÁTICA REMOTA A PARTIR DE LABORATÓRIO EQUIPADO COM MODELO FÍSICO SOBRE DETENÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA;

Alexandre Santos de la Vega, Lorraine de Miranda Paiva, Maria Carolina Milhomem Magalhaes, DARIO DE ANDRADE PRATA FILHO;

COBENGE18

[17] 05. Indissociabilidade entre a Tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão

[63] 05.1. Experiência dos grupos PET, EJ, IC, Monitorias e assemelhados

Este trabalho apresenta um projeto de colaboração e integração de saberes com vistas à facilitação do processo ensino-aprendizagem de engenharia. Realizado pelo grupo PET-Tele em conjunto com a equipe do Laboratório de Drenagem, Irrigação e Saneamento Ambiental (LaDISan), da Universidade Federal Fluminense, foi possível o desenvolvimento de aulas práticas remotas onde ensaios realizados no laboratório foram assistidos, em tempo real, pelos alunos na sala de aula teórica. A prática realizada foi sobre o efeito de reservatórios de detenção em série aplicados à minimização de cheias urbanas. O laboratório está equipado com um modelo físico de estudos hidráulicos, que simula o funcionamento de dois reservatórios de detenção conectados em série, apoiados por um sistema de reserva e bombeamento, que permite o reuso contínuo de água. Anteriormente, o PET-Tele projetou e instalou um sistema para automatização do processo de medida, com o registro simultâneo de vazão em três pontos: na entrada do primeiro reservatório, na conexão entre o primeiro e o segundo, e na saída do segundo reservatório. Desse modo, os três hidrogramas foram registrados simultaneamente e transmitidos para a sala de aula teórica. Os resultados dessas aulas práticas remotas, realizadas em dois períodos letivos, ampliaram-se para além de sua motivação inicial, apenas ligada à questão do pequeno espaço físico do laboratório em relação ao número de alunos por turma. Pois houve vantagens adicionais, tais como: a economia de tempo, maior eficácia na apreensão do conteúdo da prática, além de maior interesse e aceitação por parte dos alunos.

Programa de Educação Tutorial (PET). Aula prática remota. Laboratório de Graduação. Planta Didática. Aquisição Automática de Dados.
Voltar