Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


1256

AS DIFERENTES TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA;

HELOISA FERNANDA VIEIRA SILVA;

COBENGE18

[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo mapear na área de Educação Matemática as suas diversas Tendências evidenciadas em teses concluídas entre o período de 2010 e 2015. A fundamentação teórica desta pesquisa, inspira-se nos trabalhos de pesquisadores como Ubiratan D'Ambrósio (1993; 1996; 2001), Dario Fiorentini (1995), Sergio Lorenzato (2006) entre outras ideias sobre a área que consolidam este estudo. O estudo se justifica por possibilitar o surgimento de discursões e práticas na área seja no ensino, na pesquisa e na extensão contribuindo contribuir de forma significativa na interação dos estudantes com a disciplina de matemática. É um estudo de caráter bibliográfico, que a fim de cumprir o objetivo, buscou expor através da Revisão Sistemática Integrativa o mapeamento de teses nas diversas Tendências em Educação Matemática desenvolvidas no período compreendido entre 2010 e 2015, fazemos um recorte de 87 pesquisas teses mapeadas. Conclui-se que, como resultado o amadurecimento, a ampliação da nossa visão no que se refere aos campos de pesquisa que abrangem As Diversas Tendências em Educação Matemática e a construção de novas práticas pedagógicas em que a educação associe a escola e a vida em sociedade.

Ensino. Tendências em Educação Matemática. Pesquisa em Educação Matemática.
Voltar